TERESATAF   TeresaAdãodaFonseca





Projectos em Colectivo é uma proposta orientada pelas artistas Teresa Adão da Fonseca e Inês Peres. Trabalham entre o Porto e Lisboa como artistas independentes, tendo este Projecto em comum. Intitula-se Projectos em Colectivo por procurar partilhar a arte com todos, criando iniciativas que incluem não só artistas de várias áreas, como todas as crianças, jovens e adultos que tenham interesse em colaborar num projecto em conjunto e para a comunidade.

Nesta primeira fase o Projecto foca-se na criação de iniciativas plásticas e interactivas como actividade onde todos possam participar e colaborar. Seja em murais urbanos, murais interiores, painéis ou simples folhas de papel, as artistas têm como objectivo lançar um tema onde linhas orgânicas, inspiradas na natureza e nas relações humanas, se unam através dos materiais artísticos que disponibilizam. O desenho e o resultado final é orientado pelas artistas responsáveis, mas a linha e a expressão de cada um é livre.
O resultado é sempre gratificante na medida em que reflecte a expressão, a emoção e a energia de cada pessoa em união com os outros, comunicando muito mais do que um mero conjunto de traços.

As propostas para cada projecto são sempre personalizadas, pensadas para um determinado espaço, evento ou marca e tendo sempre presente o sentido social, humano e educacional da sensibilidade e expressão artística.






---------Vertente Social e Educacional--------

Levamos este Projecto a escolas, hospitais, lares de idosos, prisões, etc. Através dele contamos fazer a diferença na vertente educacional de crianças; colaborar na terapia de doentes hospitalizados, colaborar com projectos de integração; ter impacto social e realizar um trabalho de integração através da arte.
Queremos alegrar o dia-a-dia destas pessoas introduzindo uma nova dimensão nas suas vidas e possibilitando a experiência da alegria criativa junto daqueles que, muitas vezes, não têm possibilidade de contactar com actividades culturais e artísticas.
O Projecto que propomos, começando connosco, projecta-se para fora, e muito para além, do nosso atelier ou trabalho individual, proporcionando a muitos outros que experimentem, usufruam e sintam como sua a expressão artística.
Teresa Adão da Fonseca
Inês Peres

..........................................................




Neste momento estamos a colaborar com a Associação Música e Esperança, apresentando uma actividade dentro dos Projectos em Colectivo que intitulamos “Ser em Colectivo”. Um projecto em colaboração com a Bailarina e Coreógrafa Joana Peres onde as Artes Plásticas e o Movimento se juntam numa só Arte, criando assim um espaço de liberdade de expressão criativa, onde propomos vários exercícios de expressão e liberdade com impacto momentâneo e que nos ajudam a treinar o nosso pensamento criativo.
Estamos a desenvolver esta actividade no Establecimento Prisional de Vila Real (prisão masculina) e em Orfanatos.
Teresa TAF 2018