MAR FUNDO| Espelho do Céu

Espaço Harmonia Porto



Mar Fundo, foi uma exposição apresentada em Julho 2021 no Porto.
Surgiu do convite do espaço Harmonia para a realizaçao de um video que acompanha todo o processo de trabalho. Depois surgiu a possiblidade de expor a série de Pinturas que resultam deste processo intituladas “Espelho do céu”. São pinturas que nos convidam a sentir com o nosso olhar e a uma entrega ao tempo e ao espaço.

É um mergulho de todos nós, que nos convida para uma sublime sensação de paixão e magia, que só a imensidão do nosso Mar conhece.
É o mais belo mar que vive em nós e que nunca ninguém esquece.

Este projecto contou com a curadoria da @marianakrug e com a captação sensível do processo de trabalho da @ana_marta_dias e da equipa @harmonia.pt . 







       


“O índigo como expressão física de uma voz interior sem controlo e representada aqui pela exploração do Mar. A Teresa envolve diferentes elementos da natureza que utiliza como exploração do pigmento, com diferentes técnicas e dando realce às texturas.” Espaço Harmonia


Fotofrafias por @harmonia.pt










“...Descobri a beleza da constante transformação da cor através da oxidação, do tempo e da reação aos suportes onde é aplicado. A substância cromática do índigo não é encontrada na planta viva, sendo obtida após a fermentação das folhas frescas em água que, por oxidação, complexa-se e precipita como pigmento azul índigo, insolúvel, variando entre o violeta, os esverdeados e vários tons de azul forte. O processo obriga-nos a uma entrega total para sermos surpreendidos pelo que a natureza nos oferece, já que o azul nunca é igual e nunca reage da mesma forma. É a natureza bela e pura a trabalhar. ...As manchas de cor que se formam no contacto com a água, a luz e o tempo de secagem, são transparentes, irregulares, aquosas, ondulam o papel. Revelam um tempo, no lento processo de secagem e de sedimentação do pigmento. Revelam-se tons e cores que, antes diluídas, agora se assumem e se mostram...”